Alfabetização Emergente Inicial

Este site contém links afiliados, leia nossa divulgação completa clique aqui.

Este post irá focar em Alfabetização Emergente Inicial se você não sabe o que isso significa, por favor, visite nosso blog Introdução à Alfabetização Baseada em Avaliação para ler uma introdução aos Estágios do Desenvolvimento da Alfabetização.

A alfabetização emergente é o tempo antes que os alunos cheguem ao jardim de infância, estejam eles em um programa de creches pré-escolares ou em casa com os pais.

Este é um momento super emocionante durante o desenvolvimento da alfabetização e também um dos mais críticos.

Nesse estágio, as crianças estão aprendendo e absorvendo tudo em seu ambiente. Assim, ouvimos “precisamos de um ambiente rico em alfabetização”.
Antes de irmos mais longe, deixe-me dizer-lhe isto: a partir do momento em que a criança nasce, eles estão emergindo para a alfabetização. O que acontece durante os 5 anos de vida influencia todos os aspectos do futuro desenvolvimento da alfabetização da criança (Snow, Burns & Griffin, 1998).

Nesta fase, as crianças estão desenvolvendo a linguagem oral, leitura e conhecimento de livros, e escrita e usos da escrita do conhecimento.

Quando se trata de linguagem oral, as crianças desenvolvem habilidades de ouvir e falar. Eles gostam de ouvir histórias, eles começam a usar habilidades de linguagem, eles gostam de jogos de palavras, e eles também desenvolvem conhecimentos e convenções gramaticais.

Quando se trata de leitura e conhecimento do livro, as crianças estão desenvolvendo conceitos sobre impressão e começam a construir significados a partir da literatura. Eles começam a gostar de literatura e linguagem e ganham conhecimento sobre impressão.

Quando se trata de escrever e os usos da escrita, as crianças estão começando a conectar a leitura e a escrita, elas começam a entender o propósito da escrita e tentam se comunicar por escrito.

Com base no que acabamos de ler, sabemos que a alfabetização está ocorrendo desde o nascimento e que os primeiros anos de vida são cruciais para uma vida inteira de aprendizado. Então, como podemos ajudar as crianças a aprender? Há um grande empurrão para bons programas pré-escolares (e meus filhos os freqüentam porque eu trabalhei), mas a verdade é que nem todos os pais podem pagar um programa de pré-escola, alguns pais preferem manter seus filhos em casa durante este tempo.

Independentemente de onde você está e suas crenças e suas capacidades financeiras, eu acredito que todos nós podemos fornecer um ambiente rico em alfabetização em casa. Garantir uma forte base de alfabetização para todos os nossos filhos.

Apenas uma informação aqui eu cresci pobre, mas meus pais nos forneceram um ambiente rico em alfabetização usando recursos públicos, espero que o meu post encoraje você se você é pobre, de classe média ou rico para fornecer um ambiente rico em alfabetização para seu filho.

Primeiro, vamos olhar para ferramentas de alfabetização:

Essas ferramentas são muito importantes e precisam estar ao alcance e prontamente disponíveis para as crianças.

 

  1. Livros (não podem pagar livros? Visite sua biblioteca local, eu visito a minha toda semana),
  2. papel (encontre papel barato, papel reciclado, qualquer coisa que as crianças possam escrever e desenhar),
  3. lápis, giz de cera, canetinhas (os preços são muito baratos quando as coisas estão à venda para o início do ano letivo),
  4. um computador (bem, depende se você permitir que eles o usem, eu tenho um computador antigo que meus filhos podem usar para digitar),
  5. uma velha máquina de escrever (comprei uma em uma venda de jardim por US $ 1,00 e permito que meus filhos pratiquem suas habilidades de digitação e reconhecimento de letras),
  6. letras magnéticas (eu as tenho na geladeira para quando estou cozinhando e as crianças estão brincando nas proximidades),
  7. cartões de palavras (criei um conjunto de cartões e guardo-os no carro para quando fazemos viagens longas),
  8. letras de papelão móveis (para que possam traçar, construir palavras),
  9. blocos de alfabeto (eu criei meu próprio usando blocos usados ​​que eu adquiri em uma venda de jardim).

Por um tempo, eu costumava rotular as coisas em minha casa e colocava um cartão com o nome em portas, itens, brinquedos; Os rótulos permitem que as crianças conectem um objeto à imagem e ao nome impresso.

Quer ver você criança bem sucedida? Pare de sonhar, comece a trabalhar 🙂

Dicas para criar um ambiente rico em alfabetização:

Dica número 1: leia para seus filhos. Eu sei que você provavelmente leu essa dica em todos os lugares. Acredite, essa é a coisa mais importante que você pode fazer com seu filho.
Quando você lê para o seu filho, você está modelando a fluência. Você está expondo-as a novas palavras do vocabulário. Você está mostrando a eles que uma história tem começo, meio e fim. Quando você lê para seus filhos e os engaja durante a leitura, você está permitindo que eles façam previsões e verifiquem se suas previsões são precisas ou não. Você está incentivando seu filho a se concentrar na tarefa em mãos. Você está ensinando seu filho a visualizar o que ele ouve em suas mentes.
Há tantas habilidades que você está trabalhando enquanto está lendo para o seu filho. Você também está conhecendo seu filho e seus interesses. Por exemplo, meu filho ama quando eu leio não-ficção para ele, minha filha, por outro lado, realmente gosta de livros de ficção. Além disso, só porque seu filho pode ler para si mesmo, não é uma desculpa para você parar de ler para eles. Leia para eles o máximo que puder!

Dica número 2: permita que seu filho reconte novamente a história. Torne-se um ouvinte. Crianças amor atenção, se você é um pai você pode se relacionar com isso: “mamãe, mamãe, mamãe, olhe para mim” ou “papai, papai, papai olhe para isso”. As crianças adoram a atenção, então vamos dar atenção aos nossos filhos de uma forma positiva, ler para eles e dizer: “agora você vai ler para mim e me contar sobre a história”. Permita que as crianças recontem a história, ouçam a sequência da história, ouçam a exatidão das informações, ouçam as ideias principais.

Dica número 3: Permita que seu filho invente histórias. Mais uma vez, essa queda cria um ambiente positivo que incentiva as crianças a usar ferramentas de alfabetização (listadas acima) para criar suas próprias histórias e apresentá-las a você (um público real).

Eu sei que isso é muita informação para processar em apenas uma leitura. Tome coragem, meus amigos, isso é apenas algumas coisas a fazer para ajudar seus filhos durante o estágio inicial de alfabetização emergente. Continuaremos nesta série e percorreremos todos os estágios do desenvolvimento da alfabetização. Por enquanto, tente usar essas dicas para ajudar seus filhos a aprender.

Eu adoraria ouvir de você, você usa alguma dessas dicas? Você sente que é difícil ajudar seu filho a aprender? Você tem alguma preocupação sobre o estágio de alfabetização dos primeiros emergentes? Como posso ajudá-lo? Você é um educador? lutando com maneiras criativas de alcançar os alunos nessa faixa etária? Você é um pai que gostaria de saber mais informações sobre como ajudar seu filho em casa?

Caro leitor, estou falando sério: estou trabalhando em um doutorado em leitura e alfabetização e quero ajudá-lo. Eu sou um grande recurso de conhecimento e quero ajudar! Use meu conhecimento, minhas habilidades. Quero garantir que cada criança aprenda.

Muito amor para todos voces.
Raquel

Posted in Artigos em Portugues, Artigos em Portugues and tagged , , .

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.