Cocais e Camargos- Historia do meu aterrado.

Este site contém links afiliados, leia nossa divulgação completa clique aqui.

Esta e a historia da minha querida cidade de Luz, Minas Gerais.
Contada por minha querida professora de historia Renata Egidio.

“Cocais” e “Camargos”

Por volta do ano de 1780, existiam no âmbito da freguesia de Bambuí duas fazendas, denominadas “Cocais” e “Camargos”, grandes latifúndios pertencentes a nobres troncos paulistas, respectivamente chamados Buenos e Camargos. Estendendo-se por campos e cerrado, não possuíam as duas fazendas divisas bem demarcadas entre si, e isso gerava descontentamento em ambas as partes, a situação agravou-se a tal ponto, havendo até mesmo perigo de morte entre os dois.

Até que a esposa de um dos fazendeiros, já apreensiva quanto ao rumo dos acontecimentos, fez uma promessa a Nossa Senhora da Luz, para que aclarasse o intelecto dos dois patriarcas, a fim de se chegar a uma decisão amigável.

Surgiu então, ajudados por um amigo, a idéia, aceita por ambas as partes, de resolver a questão e, em certa manhã, partindo cada um de sua residências, a cavalo e à mesma hora combinada, cavalgaram em direção um do outro, até que, próximo ao ribeirão do Jorge Pequeno, encontraram-se.

O resultado da disputa?

No local do encontro colocaram o marco divisório e, em ação de graças, mandaram erigir no mesmo local, uma capela cuja padroeira era Nossa Senhora da Luz, doando, para seu patrimônio, a área compreendida entre o citado “Jorge Pequeno” e o Espigão do Serrote, denominado “Refego”. Tendo tomado conhecimento do voto da esposa de um dos contendores, foi-lhe dado como oratório Nossa Senhora da Luz e, uma vez erguida a capela e passada a escritura do patrimônio, o Vigário de Bambuí foi benzê-la, tornando-a anexa a sua Matriz.

A cerca de 2 km ao poente da capela, existia um olho d’água, abundante, logo represado por um atêrro, que abastecia o povoado que se formava em torno da capela. Daí o nome Nossa Senhora da Luz do Aterrado.

E foi assim que a cidade de Luz foi crescendo…

Em 02 de maio de 1856, a freguesia de Nossa Senhora da Luz do Aterrado foi desmembrada da freguesia de Bambui, e em seguida 1859, tendo sido criado o município de Santo Antônio do Monte, o distrito foi incluso no âmbito do novo município. Com a criação do município de Dores do Indaiá pela Lei Nº 2782, de 22 de Setembro de 1881, Luz passou a pertencer a este município.

É assim que a cidade da Luz cresceu há muitos anos. Eu realmente gosto dessa história porque posso imaginar dois fazendeiros brigando pela terra tentando fazer um acordo. Eles decidiram que, onde quer que encontrassem, fariam uma aliança. Independentemente da religião, esta é uma história de esperança, fé, coragem e determinação.
Você sabe, em nossas vidas, precisamos sair da nossa zona de conforto e confiar que um acordo será feito e nós teremos sucesso.
Confie que, no final, tudo vai dar certo!
E quando tudo correr bem, temos que celebrar.
Eu gosto de viver acreditando que “No final, tudo dá certo, e se não deu certo, é porque o fim ainda não chegou!”

Temos que ter uma atitude positiva.
Espero que tenham gostado desta pequena história de um lugar histórico no meio do nosso Brasil.

Lembre-se de Sophia James Education espera promover uma vida saudável, esperamos que você aprenda muito e que viaje pelo mundo.
Uma fantástica história espera por você.

Muito amor para você.

Raquel

Posted in Artigos em Portugues, Artigos em Portugues and tagged , , , , .

One Comment

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.